Terapia online funciona?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Vivemos na era na internet, um leque de possibilidades abertas, uma facilidade para a vida. Através dela já é possível resolver quase tudo, inclusive, manter uma comunicação à distância entre terapeuta e paciente. Sim! Estamos falando de terapia online.

A profissão de psicólogo já é regulamentada há bastante tempo, mas a primeira resolução que autoriza Orientação Psicológica Online, só saiu em 2012 e com ressalvas! Era necessário que o psicólogo fosse vinculado a site cadastrado. Mas, no ano passado as regras foram atualizadas pela Resolução 11/2018, cessando então essa obrigatoriedade e tornando os psicólogos responsáveis por proporcionar aos pacientes as adequações necessárias para prestar esse tipo de serviço.

O que é ótimo, pois te da à liberdade de conhecer o trabalho de vários profissionais, avaliar o que está sendo oferecido e o que melhor se encaixa as suas necessidades. Mas as principais perguntas são: Funciona? Vale a pena? Então vamos lá esclarecer isso.

Sim, funciona exatamente como a terapia presencial, o processo é quase o mesmo e com algumas vantagens a mais. Veja algumas razões para você aderir:

  • Pode ser feita em qualquer lugar

É simples e fácil. Você pode fazer sua terapia de onde estiver, independentemente se está em uma capital, em uma cidade do interior e sem recursos ou fora do país! Só vai precisar de acesso à internet e um aparelho eletrônico, como por exemplo, tablet ou notebook.

  • É segura

Essa é uma pergunta muito comum e sim, é um método seguro. O profissional de sua confiança irá te direcionar durante este processo e garantir o sigilo das informações discutidas durante as sessões.

  • Você não desenvolve vínculo pessoal

A terapia online te proporciona algo mais independente, é como estar realizando uma conversa consigo mesmo, mas com o benefício de comentários e direcionamentos de um especialista.

  • É mais fácil para casais

Imagine a cena: Você finalmente encontra um horário na agenda do seu terapeuta, desmarca seus compromissos, mas seu companheiro está em uma reunião longe do consultório e não irá chegar a tempo, ou então você não tem com quem deixar as crianças. Que dificuldade não? É muito mais fácil agendar a uma terapia online, e se consultar no conforto da sua casa.

A terapia online, assim como a presencial, trata de diversos problemas relacionados à vida, saúde emocional, autoconhecimento, relacionamento, traumas e foca no alcance dos resultados. Pode parecer diferente para alguns, mas vale muito a pena!

É, os benefícios são muitos, mas também é preciso contar com a disciplina e força de vontade do paciente em melhorar e se dispor a seguir o tratamento corretamente. Só é feita uma ressalva, pois a terapia online não é indicada em casos graves em que o paciente necessite de atendimento presencial e uma equipe especializada, como por exemplo, em casos de violência, surtos, acidentes graves.

O processo de agendamento também é simples e fácil. Você só precisa encontrar um profissional de sua confiança, solicitar o agendamento e aguardar que ele retorne o seu pedido. Fácil né? Faça seu agendamento conosco, acesse o link AQUI e saiba mais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu