Manter um relacionamento a dois não é fácil. E muitas vezes, é comum que as pessoas usem a terapia de casal como o último recurso para salvar a relação! Quando as diferenças já se tornaram praticamente irreconciliáveis, o diálogo totalmente inviável e o risco de separação são iminentes.
O indicado é que se busque ajuda de forma preventiva, quando os problemas e impasses começam a surgir ou quando existe o desejo de conhecer a si e ao cônjuge profundamente, tornando assim, a relação mais saudável e reciproca. Mas isso não quer dizer que a terapia de casal não seja eficaz para solucionar problemas antigos e ajudar relações à beira de um colapso. Pelo contrário, será mais desafiador, exigirá total comprometimento dos dois lados, mas pode sim ajudar!
A terapia de casal funcionará como uma zona neutra, onde o casal terá liberdade de expor os problemas e desabafar. O diálogo será guiado cuidadosamente pelo psicólogo que levará o casal a refletir sobre a origem/causa dos conflitos e encontrar soluções e formas de trabalhar as divergências.
A terapia de casal trará à tona situações e processos inconscientes que estão por trás dos problemas e que muitas vezes geram um padrão comportamental nocivo para a relação. Podem ser questões relacionadas a traumas da infância, medos, inseguranças e várias outras causas que precisam ser tratadas em sua origem.
A maioria dos problemas não causados pela falta de respeito aos limites do outro, ausência de empatia, cobranças constantes e pela sensação egoísta de estar oferecendo mais e achar recebe menos do deveria da outra parte. A terapia de casal ajudará a abrir os olhos para a compreensão de que existem dois lados e não apenas um culpado.
Quando procurar ajuda?
Existem inúmeros motivos para que um casal precise de ajuda, mas veja alguns dos principais:
- Melhorar a comunicação
- Superar traições físicas ou emocionais
- Falta de confiança
- Discordância na criação dos filhos
- Melhorar a vida sexual do casal
- Aprender a lidar com as diferenças
- Vícios
- Dificuldades após o nascimento do primeiro filho
- Problemas com dinheiro
- Dificuldades de convivência com os sogros
- Comportamentos inadequados
- Divergências acentuadas de pensamento
- Mágoas
- Inseguranças e medos
- Doenças e perdas
- Infertilidade
- Novas funções do casamento
Entre várias outras situações problemas.
Em muitos momentos as dificuldades com a rotina e os problemas familiares se acumulam, quando somados ao desrespeito pelo outro e falta de empatia, afetam a capacidade de diálogo do casal, podendo leva-los a situações de crise.
Você pode e deve procurar ajuda de onde estiver, mas se você reside em Goiânia, permita-me fazer uma indicação: acesse o link e venha conhecer o nosso trabalho! Saiba mais sobre nossos atendimentos individuais e familiares, veja os depoimentos de quem já se tratou com Sandro Franco e agende uma consulta pelo site. Mas caso você não seja de Goiânia, temos a terapia online! Equivalente à terapia presencial e com facilidade de acontecer onde quer que você esteja.
Podemos dizer que o objetivo principal da terapia de casal é trabalhar as questões que envolvem o relacionamento, para que ambos os envolvidos assumam a sua responsabilidade de fazer com que a vida conjugal seja melhor a cada dia. E oferecer ferramentas que tenham uma postura ativa, consciente e disposta à resolução dos conflitos! Vale pena, invista no seu relacionamento. Agende sua consulta AQUI