10 Sinais de que você precisa de terapia

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Muitas pessoas não procuram ajuda de um psicoterapeuta por vergonha e medo do que as pessoas vão dizer. Mas diferente do que se imagina fazer terapia não é algo negativo e muito menos coisa só de gente “emocionalmente instável”! É o contrário, é coisa de gente inteligente e que não quer chegar ao limite emocional.

Mas para desmistificar esse assunto, vamos entender um pouquinho do que é terapia e o que ela pode fazer por você?

A terapia é um conjunto de práticas psíquicas, corporais e espirituais que visam o bem estar do paciente em todos os aspectos da vida. Ela é usada como uma ferramenta para te levar a um processo de autoconhecimento, aceitação, diminuição de sofrimento e resolução de problemas.

Todo mundo deveria em algum momento da vida fazer terapia, ela traz um autoconhecimento muito necessário para aprendermos a lidar da forma correta em relação aos nossos sonhos, formas de expressão e desenvolvimento de habilidades.

Algumas pessoas dão sinais muito claros de que precisam de ajuda, outras nem tanto! Acompanhe abaixo 10 sinais de que você precisa de terapia:

  • Suas emoções são muito intensas.

Todo mundo passa por estresse, tristeza, angústia, ansiedade e dores emocionais. O problema está em com que frequência e intensidade você sente isso. Ser dominado por sensações desproporcionais ao cenário real pode ser paralisante e com certeza, significa que você precisa de ajuda.

  • Você constantemente sente medo e insegurança.

Estes são sentimentos comuns e inerentes ao ser humano. A questão é, o quanto de você é movido por estas sensações? Se você já deixou de fazer algo por causa deles, é necessário identificar a origem deles e lutar contra. A terapia te da ferramentas pra isso.

  • Você se sente confuso, perdido, indeciso.

Se você está com a autoestima baixa, confuso sobre quem é, perdido quanto as escolhas que tem feito/precisa fazer ou ainda, cometido falhas e perdido oportunidades, é hora de iniciar o seu processo de autoconhecimento e colocar as coisas no caminho certo através da terapia.

  • Tem depressão, ansiedade ou síndrome do pânico.

Para estes casos a terapia é expressamente recomendada, em paralelo ao tratamento com medicamentos quando for necessário.

  • Você tenta esconder seu estado de espirito.

Se você diz pra todo mundo que está tudo bem, está sempre sorrindo e tentando disfarçar o seu real estado de espirito por falta de ânimo para explicar a situação, você precisa de terapia!

  • Você vive de excessos.

Já ouviu aquela frase “todo excesso esconde uma falta”? Se você tem bebido muito ou usado drogas, se está comendo demais ou de menos, e cometendo outros excessos, pode significar que você queira anestesiar alguma sensação.

  • Você passou por um trauma ou está com dificuldades de superar situações.

Fim de um relacionamento, morte de um ente querido, perda do emprego, reprovações, traumas… Estas são situações comuns em que a terapia tem um papel importante para ajudar o paciente a seguir em frente.

  • Você tem mágoa e dificuldade para perdoar.

Há poder nas palavras! Tanto nas que são ditas, como nas que são ignoradas. Verbalizar seus sentimentos e aprender a direcioná-los também é algo poderoso! Com a ajuda de um profissional é muito mais fácil.

  • Você tem dores de cabeça e musculares inexplicáveis.

O corpo dá sinais e se você tem sintomas mesmo sendo saudável e sem motivos aparentes, isso pode indicar que o seu emocional está interferindo no seu corpo. Encontrar a origem do problema e trata-la aliviará as dores.

  • Você precisa melhorar seus relacionamentos.

Pare um instante e analise, se você tem passado por conflitos nos relacionamentos familiares, profissionais e pessoais, ou se acha que eles podem melhorar… Saiba que a terapia te ajudará a desenvolver habilidades que farão total diferença neste aspecto.

Então, se você tem pelo menos um destes sinais ou se sente que há algo errado e que gostaria de melhorar, procure um terapeuta e agende uma consulta. Cuide do seu bem estar e viva com plenitude! Faça seu agendamento AQUI

Deixe uma resposta

Fechar Menu